Monsenhor Rach conquista sua primeira
vitória em Cidade Jardim

Monsenhor Rach e Jeane Alves.
Assista a Corrida
Após encerrar a temporada de 2024 com um segundo lugar — atrás de seu principal rival, Cromo D’Jok Trio — o puro-sangue Monsenhor Rach, conduzido com maestria por Jeane Alves, finalmente saboreia a vitória ao cruzar em primeiro lugar no Prêmio Handicap - UAE President Cup Arabian New Year. A prova marcou a abertura da temporada 2025, realizada no dia 8 de fevereiro, no Hipódromo de Cidade Jardim.
Disputada em 1.400 metros na pista de areia, a corrida foi destinada a produtos de 3 anos ou mais e contou com a participação de seis animais, dos quais quatro já haviam vencido provas importantes, enquanto os outros dois tinham conquistado segundos lugares expressivos. O evento foi promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, em parceria com o Jockey Club de São Paulo.
Filho do francês Seraphin Du Paon e da matriz Musa Rach (*Polonez), Monsenhor Rach — um castanho de 4 anos — demonstrou, mais uma vez, seu estilo característico: larga com tranquilidade nas posições intermediárias, permitindo que seus adversários disputem a liderança inicial. Na reta final, porém, entra em ação. Com impressionante aceleração e gana, parte por dentro e domina a prova, abrindo 9 ¼ corpos de vantagem sobre Cromo D’Jok Trio (*D’Jok PY x RT Crysti by Nawwak NA), guiado por seu jóquei habitual, Gabriel Santana.
A terceira colocação ficou com Passamarie Rach (Mared Al Sahra x Passion Rach by Vaillant Rach), montada por Luís Henriques, companheira de cocheira do vencedor.
Ricardo Jamil Saliba, criador e proprietário do Rach Stud Agropecuária, celebrou a conquista: “Estamos muito felizes com essa vitória. A corrida foi excelente! Ele já vinha treinando muito bem e temos certeza de que muitas conquistas ainda virão.”
Treinado por Lucas Quintana, Monsenhor Rach é o primeiro filho de Seraphin Du Paon a competir no Brasil. Além disso, é o terceiro descendente de Musa Rach a vencer em pistas brasileiras — um feito que reforça a força dessa linhagem vitoriosa.
“O Seraphin foi o cavalo que mais me impressionou, tanto pela beleza quanto pela conformação, quando importamos seu sêmen. Depositamos grandes expectativas em sua produção. Já a Musa Rach, mãe do Monsenhor, também é mãe do Mentor Rach, que soma sete vitórias, e de Marlize Rach, com três. Ela já se consagrou como matriz, com três filhos vencedores no Jockey Club — um recorde” destaca Saliba.

Mais uma vez, o Rach Stud Agropecuária foi o haras com maior número de representantes na prova, levando três competidores à raia: Monsenhor Rach (Seraphin Du Paon), Passamarie Rach (Mared Al Sahra) e Ozymandias Rach (Sir Bani Yas). Todos sob o treinamento de Lucas Quintana.
Por Cidinha Franzão. Fotos: Paulo Evangelista
RESULTADOS
1 MONSENHOR RACH (Seraphin Du Paon-x Musa Rach by *Polonez)
J: Jeane Alves
T: Lucas Quintana
O/B: Rodrigo Storani Saliba - Rach Stud Agropecuária Ltda.
2 CROMO D´JOK (*D´Jok PY x RT Crysti by Nawwak NA)
J: Gabriel Santana Ap1
T: Thiago Haidar
O/B: Trio Agropecuária Ltda.
3 PASSAMARIE RACH (Mared Al Sahra X Passion Rach by Vaillant Rach)
J: Luís Henriques
T: Lucas Quintana
O/B: Ricardo Jamil Saliba - 3 Rach Stud Agropecuária Ltda.
4 RG EL BAK (RG Karat x *Endora by Wojslaw)
J: Danilo Novais Ap2
T: Estanislau Petrochinski
O/B: Claudio Roberto Guimarães Ribas
5 STUD BRASIL GÁVEA (Stud Brasil Mondesir x *Manari by Dormane)
J: Jeffecleone Bispo
T: A. G. S. Correa
O: Stud Truc
B: Gilberto Sayão da Silva.
6 OZYMANDIAS RACH (Sir Bani Yas x Orchestra Rach by Vaillant Rach)
J: Ruberlei Viana
T: Lucas Quintana
O/B: Rodrigo Storani Saliba - Rach Stud Agropecuária Ltda.
|